BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81
As mudanças tecnológicas estão totalmente ligadas as transformações sociais. E é nesse contexto que a escola está inserida, a qual além de influenciar também é influenciada no global. No texto a autora faz três referências históricas importantíssima, uma à cosmovisão medieval,onde a ética e a moral estavam sustentadas na religião e na filosofia; a outra a cosmovisão moderna, que dá ênfase ás questões relacionadas à linguagem e a tecnologia da escrita.E a partir desses modelos iniciam-se vários questionamentos o que gradativamente leva a uma nova cosmovisão, esta que;está ligada com novas problemáticas e implicações nas vigentes formas sociais.Nesse processo destacam-se os meios técnicos-científicos, pois têm um papel significativo, e sofreram grande mutações , para que haja uma nova proposta de modelo de vida. Já a cosmovisão atual apoia-se em um processo instável virtual, que permanece aberto para à criação de novas possibilidade.
A instituição escolar ainda permanece fechada na cosmovisão moderna,pois reproduz o modelo fechado hegemonia,trabalhando assim em lapidar um perfíl unitário. A noção de ordem atualmente estabelecida é a que se dá na relação sujeito\objeto, a qual o professor é o único controlador do conhecimento.Com essa visão a aprendizagem não pode ser analisada como um processo construído pelo aluno e o professor a partir de suas vivências.Com base no texto é importante e necessário haver uma tranformação profunda na escola, e principalmente que possa estabelecer um articulação com as tecnologias; possibilitando assim uma extinção do modelo autoritário e a incorporação de novas propostas com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o convívio na sala de aula.
readmore »»