sexta-feira, 10 de setembro de 2010

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"Viver... viver e ser livre
saber dar valor para as coisas
simples só o amor constrói 
pontes indestrutíveis"
(Charlie Brown Jr.)

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Resenha:" Práxis Pedagógicas"

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BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81

   As mudanças tecnológicas estão totalmente ligadas as transformações sociais. E é nesse contexto que a escola está inserida, a qual além de influenciar também é influenciada no global.
  No texto a autora faz três referências históricas importantíssima, uma à cosmovisão medieval,onde a ética e a moral estavam sustentadas na religião e na filosofia; a outra a cosmovisão moderna, que dá ênfase  ás questões relacionadas  à linguagem e a tecnologia da escrita.E a partir desses modelos iniciam-se vários questionamentos o que gradativamente leva  a uma nova cosmovisão, esta que;está ligada  com novas problemáticas e implicações nas vigentes formas sociais.Nesse processo  destacam-se os meios técnicos-científicos, pois têm um papel significativo, e sofreram grande mutações , para que haja uma nova proposta de modelo de vida. Já a cosmovisão atual apoia-se em um processo instável virtual, que permanece aberto para à criação  de novas possibilidade.
   A instituição escolar ainda permanece fechada na cosmovisão moderna,pois reproduz o modelo fechado hegemonia,trabalhando assim em lapidar um perfíl unitário. A noção de ordem atualmente estabelecida é a que se dá na relação sujeito\objeto, a qual o professor é o único controlador do conhecimento.Com essa visão a aprendizagem não pode ser analisada como  um processo construído pelo aluno e o professor a partir de suas vivências.Com base no texto é importante e necessário haver uma tranformação profunda na escola, e principalmente que possa estabelecer um articulação com as tecnologias; possibilitando assim uma extinção do modelo autoritário e a incorporação de novas propostas com  o objetivo  de melhorar a aprendizagem e o convívio na sala de aula.

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